- Bystra - Jorge Ithurbide 43
Conjunto de Documentos:
1. Projeto de Jorge Ithurbide - PDF de 680 KB
2. Projeto e Detalhes do Mastro e Velame - PDF de 257 KBConjunto de Fotos:
1. Do Transporte ao Estaleiro até à construção das Super-Estruturas
2. Da Instalação das Mobílias até o fechamento do convés e cabine (mar/2010)3. Panorama Geral da Construção do Bystra
4. Criação do Painel Externo e Mesa de Navegação
5. Vista Geral do Interior do Bystra
7. Remoção do Veleiro Bystra de sua área de construção
8. Transporte Rodoviário para o Litoral
9. Lançamento do Bystra no Mar e Primeira Velejada
O Transporte ao Estaleiro (Set/2008) | ||
Estado Inicial do Bystra (Ago/2008)
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O veleiro Bystra começou a ser construído em 1961 e lançado ao mar em 1967. Ele ficou em atividade por 28 anos. Os últimos 15 anos ficou em estado de abandono na ilha da Cotinga. Esta última fase levou a uma deteorização irreversível do convés e grande parte do casco, que precisaram ser removidos. Abaixo colocamos uma sequência de fotos que ilustra bem a reconstrução de cada parte do Bystra. |
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Retirando Tabuado Danificado (Nov/2008)
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Ataque de Guzano-do-mar (teredo navalis) no Bystra, um molusco que pode atingir de 5 a 100 centímetros de comprimento e 2 centímetros de diâmetro, extremamente nocivo às partes de madeira do casco, onde constrói uma galeria, deixando o casco frágil ou até levando à pique. |
Apesar de ser cedro vermelho, se bem cuidada duraria 100 anos ou mais. Cada tábua então foi testada, e se alguma não apresentava condições mais que satisfatórias, era então retirada. |
Mesmo que somente uma pequena parte da tábua tivesse sido afetada, toda ela é retirada. Isto fará com que o casco final tenha a mesma durabilidade e qualidade de um casco novo. |
Fechamento do Casco (Nov/2008 a Jan/2009) | ||
Início da Super Estrutura (Fev/2009) | ||
Modelo em Escala (Bystrinha) | ||
Mini-modelo do Bystra em madeira. |
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Instalação do Motor (Abril e Maio/2009) | ||
O Bystra recebeu um novo motor Yanmar 54 HP |
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Continuação da Super Estrutura (Abril e Maio/2009) | ||
Continuação da Super Estrutura Fase Final (Mai e Jun/2009) | ||
Instalação do Tanque de Combustível (Jun/2009) | ||
O tanque de óleo diesel tem a capacidade de 350 litros. |
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Confecção dos Tanques de Água (Jul/2009) | ||
Dois tanques de água, cada um com a capacidade aproximada de 250 litros. Ao lado o fabricante, Alexandre Makenzi da Ganzinox. |
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Mais Instalações (Set/2009) | ||
Algumas fotos da rotina de montagem de equipamentos e instalações que fazem parte de um grande barco com este. Do lado direito, foto do Bystra quando navegava pelos mares. |