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  • Multichine 26c

O segredo da construção do Multichine 26 C, assim como o da construção de nossos outros veleiros de ply-glass, está na fabricação em bancada das anteparas transversais que estruturam o barco.

Torná-las fáceis de construir é a principal preocupação deste roteiro, pois uma vez elas concluídas, colocá-las em pé e uni-las com os sarrafos que as integram longitudinalmente é uma tarefa simples, pois os entalhes onde se encaixam estes sarrafos são abertos logo no primeiro momento quando os planos das seções transversais que representam cada uma destas anteparas é passado para os compensados que serão cortados para formá-las. A fase seguinte de aparafusar e colar os painéis de compensado fino que fecham o casco é fascinante. Cada placa fixada no lugar dá um prazer incrível. O construtor fica vendo o seu barco tomando forma e já visualizar o casco pronto logo adiante.

O revestimento de fibra de vidro minuciosamente explicado em um dos capítulos deste roteiro, irá consolidar a fabricação e tornar o trabalho irreversível. Terminada a laminação a pessoa já tem um casco, sólido e durável. A satisfação alcançada neste ponto de obra é difícil de ser avaliada por uma outra pessoa. Só quem fez o trabalho consegue sentir o prazer que dá ter construído aquilo tudo. Neste ponto o sonho começa a se tornar realidade.
A fase seguinte não é agradável. Lixar fibra de vidro é penoso e o pó da lixagem coça quando penetra nos poros da pele. Mas a fase ruim dura no máximo um ou dois dias. É quando se passa a lixadeira circular para tirar as imperfeições mais grosseiras da laminação. A sequência da lixagem empregando calços de compensado com lixas coladas neles já praticamente não incomoda. O problema é que esta operação é trabalhosa e somente o orgulho de fazer um serviço bem feito e o prazer de ver a superfície ficando lisa, empurraram o trabalho para frente.
Vencida esta etapa, daí em diante a obra fica mais fácil e cada vez mais empolgante.

Após a viragem do barco é completada a mobília interna. A parte transversal desta mobília já foi fabricada na bancada, pois é constituida pelas anteparas construídas logo no início da obra. Como um caixote que já tem dois lados fabricados além do fundo é só instalar as paredes laterais para completá-lo. A mobília é a mesma coisa. Um capítulo no roteiro explica passo a passo como proceder nesta fase, e todos os construtores nos asseguram que este trabalho é o mais gratificante em toda a obra e é bem mais fácil do que imaginavam.

Fazer convés, cockpit, e cabine é semelhante a fazer a mobília, com a vantagem de agora o construtor já ver seu barco com cara de pronto.

As instalações de sistemas, hidráulico, elétrico e propulsão são simples e explicados em capítulos próprios, e cada construtor se sente motivado a vencer esses desafios, tornando-se um razoável conhecedor destes temas uma vez estas tarefas estejam concluídas.

Multichine 26c

 

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS - Dimensões
Comprimento Total:
8.74 m
Comp. de linha d'água efetivo:
7.21 m
Comp. da proa ao eixo do leme:
8.14 m
Boca máxima:
3.12 m
Calado efetivo:
1.47 m
Lastro:
930 kg
Deslocamento efetivo:
2500 kg
Cap. dos tanques de água doce:
350 l
Cap. dos tanques de óleo diesel:
95 l
Pé direito máximo:
1.85 m
Motorização :
Centro
9 hp
Popa
15 hp
Área vélica:
30.55 m2
Método Construtivo:
Ply-Glass

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