- Multichine 26c
O segredo da construção do Multichine 26 C, assim como o da construção de nossos outros veleiros de ply-glass, está na fabricação em bancada das anteparas transversais que estruturam o barco.
Torná-las fáceis de construir é a principal preocupação deste roteiro, pois uma vez elas concluídas, colocá-las em pé e uni-las com os sarrafos que as integram longitudinalmente é uma tarefa simples, pois os entalhes onde se encaixam estes sarrafos são abertos logo no primeiro momento quando os planos das seções transversais que representam cada uma destas anteparas é passado para os compensados que serão cortados para formá-las. A fase seguinte de aparafusar e colar os painéis de compensado fino que fecham o casco é fascinante. Cada placa fixada no lugar dá um prazer incrível. O construtor fica vendo o seu barco tomando forma e já visualizar o casco pronto logo adiante.
O revestimento de fibra de vidro minuciosamente
explicado em um dos capítulos deste roteiro, irá consolidar a fabricação
e tornar o trabalho irreversível. Terminada a laminação a pessoa já tem
um casco, sólido e durável. A satisfação alcançada neste ponto de obra
é difícil de ser avaliada por uma outra pessoa. Só quem fez o trabalho
consegue sentir o prazer que dá ter construído aquilo tudo. Neste ponto
o sonho começa a se tornar realidade.
A fase seguinte não é agradável. Lixar fibra de vidro é penoso e o pó
da lixagem coça quando penetra nos poros da pele. Mas a fase ruim dura
no máximo um ou dois dias. É quando se passa a lixadeira circular para
tirar as imperfeições mais grosseiras da laminação. A sequência da lixagem
empregando calços de compensado com lixas coladas neles já praticamente
não incomoda. O problema é que esta operação é trabalhosa e somente o
orgulho de fazer um serviço bem feito e o prazer de ver a superfície ficando
lisa, empurraram o trabalho para frente.
Vencida esta etapa, daí em diante a obra fica mais fácil e cada vez mais
empolgante.
Após a viragem do barco é completada a mobília interna. A parte transversal desta mobília já foi fabricada na bancada, pois é constituida pelas anteparas construídas logo no início da obra. Como um caixote que já tem dois lados fabricados além do fundo é só instalar as paredes laterais para completá-lo. A mobília é a mesma coisa. Um capítulo no roteiro explica passo a passo como proceder nesta fase, e todos os construtores nos asseguram que este trabalho é o mais gratificante em toda a obra e é bem mais fácil do que imaginavam.
Fazer convés, cockpit, e cabine é semelhante a fazer a mobília, com a vantagem de agora o construtor já ver seu barco com cara de pronto.
As instalações de sistemas, hidráulico, elétrico
e propulsão são simples e explicados em capítulos próprios, e cada construtor
se sente motivado a vencer esses desafios, tornando-se um razoável conhecedor
destes temas uma vez estas tarefas estejam concluídas.
Multichine 26c
CARACTERÍSTICAS
PRINCIPAIS - Dimensões |
||
Comprimento Total: |
8.74 m |
|
Comp. de linha d'água efetivo:
|
7.21 m |
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Comp. da proa ao eixo do leme: | 8.14 m |
|
Boca máxima: |
3.12 m |
|
Calado efetivo: |
1.47 m |
|
Lastro: |
930 kg |
|
Deslocamento efetivo: |
2500 kg |
|
Cap. dos tanques de água doce: |
350 l |
|
Cap. dos tanques de óleo diesel: |
95 l |
|
Pé direito máximo: |
1.85 m |
|
Motorização : |
Centro |
9
hp |
Popa |
15
hp |
|
Área vélica: |
30.55 m2 |
|
Método Construtivo: |
Ply-Glass |
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